Laura Souza obteve o primeiro lugar na Biennale di Canto di Cagliari, em 1988 e o Primeiro Grande Prêmio no Concurso Internacional de Canto do Rio de Janeiro, em 1991, sendo a primeira e única brasileira a receber tais premiações. Estreou na Europa sob a direção cênica de Herbert Wernicke, na opereta Sangue Vienense no Theater des Westens de Berlim e sob a direção musical de Hans Hilsdorf, com o Berliner Kantattenensemble, como solista do Oratório de Natal de J.S.Bach, na Filarmonia de Berlim, em 1988. Neste mesmo ano foi solista da Orquestra da RAI de Milão, sob a regência de Vladmir Delmann, em Cenas de Fausto, de R.Schumann, na Sala Giuseppe Verdi do Conservatório de Música. Foi membro estável do Staatstheater Kassel, de 1991 a 1997 e do Deutsches Nationalteather Weimar, de 1997 a 1998. Convidada, atuou em teatros tais como Aalborg Theater – Dinamarca, Bolshoi Theater Minsk – Bielorússia, Openair Opera Festival – Hamburgo, Kloster Maulbronn, Filarmonia de Colônia, Deutsches Theater München e Nationaltheater Mannheim – Alemanha. No Brasil, tem atuado ao longo de seus 27 anos de carreira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Alfa, Theatro Municipal de São Paulo, Theatro São Pedro, Palácio das Artes, Teatro Amazonas, Theatro da Paz, Sala Cecília Meirelles e Sala São Paulo. Foi dirigida cenicamente por grandes nomes como Herbert Wernicke, Aidan Lang, Wolfram Mehring e Werner Herzog. As principais óperas de seu repertório são Tosca, Madama Butterfly, Manon Lescaut, Suor Angélica, Tannhäuser, A Valquíria, Ariadne auf Naxos, Cavalleria Rusticana, Falstaff, Don Carlo, Il Trovatore e Falstaff. Seu repertório de concerto enfatiza a música alemã, destacando obras como Quatro Últimas Canções de R.Strauss , Sieben frühe Lieder de A.Berg, Prelúdio e Morte de Amor de Isolda e Wesendonck-Lieder de R. Wagner, entre outras. Realizou em 2005, a estréia latino-americana de Erwartung, de A. Schoenberg no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Participou do Festival de Inverno de Campos de Jordão, Festival de Ópera do Theatro da Paz, Festival Amazonas de Ópera, Brazil Arts Festival em Tempe, Arizona, Latin Arts and Music Festival, Mount Pleasant, Michigan – EUA, Projeto Aquarius, Rio de Janeiro, X Festival de Ourinhos, II° e III° Encontro Nacional de Canto do Conservatório Dramático Musical de Tatuí, Mahler en Bogota, Europäische Wochen Passau, Rheinisches Musikfest em Bonn e Dresdner Musikfestspiele, na Semperoper, com a Westdeutsche Rundkunftorchester e do 37° CIVEBRA- Curso Internacional de Verão de Brasilia. Diplomada em Yoga Clássico pela Associação Brasileira de Yoga Antigo, Porto Alegre e pelo Centro de Estudos Yoga Nataraja, São Paulo, dedica-se à aplicação do Yoga à pedagogia vocal, tendo criado o Método Yoga, Voz e Palco. Atua como professora de Canto e Técnica Corporal para Cantores na Oficina de Ópera da Escola de Música de São Paulo – Fundação Theatro Municipal de São Paulo Oficina de Ópera, e de Música de Câmara e Canto Erudito na Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim.
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