Bacharel em Canto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maíra Lautert é natural de Porto Alegre – RS, onde deu início à sua carreira. Desde então, está ininterruptamente presente nos principais palcos de ópera, concerto e teatro-musical do país, bem como atuando no ensino de canto e técnica vocal. em escolas de música de Porto Alegre e Rio de Janeiro. Apresentou-se no Theatro Municipal de São Paulo, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Amazonas (Manaus), Theatro da Paz (Belém), Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro), Sala São Paulo, Palácio das Artes (Belo Horizonte), Teatro Oi Casagrande (Rio de Janeiro), entre outros. Suas personagens de maior sucesso são a Condessa de Almaviva em As Bodas de Fígaro (W.A. Mozart), a Raposa em As Aventuras da Raposa Astuta (Leos Janacek), Helena de Tróia em Mefistofele (Arrigo Boito) e a Marquesa de Santos em Domitila (João Guilherme Ripper) – a qual se apresentou em turnê pelo país através do Prêmio Funarte de Música Clássica, além de Ortlinde em A Valquíria e Woglinde em O Ouro do Reno e O Crepúsculo dos Deuses (óperas de Richard Wagner). Outras atuações incluem as óperas A Flauta Mágica (W.A Mozart), Medéia (Cherubini), Il Pirata (Bellini) ? onde foi regida pelo italiano Tiziano Severini, Anjo Negro (J.G.Ripper), O Telefone (G.C. Menotti), Hansel und Gretel (Humperdinck), O Anão (Zemlinsky) e Parsifal (Wagner). Como concertista apresentou-se em Carmina Burana (Carl Orff) em São Paulo e em Belo Horizonte, Oratório de São João Batista (Léo Schneider) em Porto Alegre, Missa de São Sebastião (Carlos Gomes) em Campinas ? SP, Quarta Sinfonia de Mahler em Aracaju – SE e Stabat Mater de Pergolesi com a Orquestra Sinfônica da Bahia no Pelourinho em Salvador. No que se refere ao teatro-musical, Maíra fez parte do elenco de A Noviça Rebelde (Rodgers e hammerstein II) em sua temporada carioca, que alcançou total sucesso de crítica e público, tendo ficado nove meses em cartaz na cidade do Rio de Janeiro. Vem trabalhando com os maiores maestros e diretores do país a exemplo de Isaac Karabtchevsky, Luiz Fernando Malheiro, Abel Rocha, Marcelo de Jesus, Tobias Volkmann, Carlos Prazeres, Charles Moeller, Cláudio Botelho, Caetano Villela, André Heller-Lopes, William Pereira e Lívia Sabag. Além de sua formação acadêmica, especializou-se com renomados cantores no Brasil e na Itália, tendo como principais professores Laura de Souza e Homero Velho. Nas suas premiações em canto, destacam-se o 1º lugar no VII Concurso Nacional Villa-Lobos, 3º lugar no VII Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão e 3º lugar no I Concurso de Canto Lírico/Ópera da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em julho de 2017, Maíra fez a estreia mundial da obra Gloria Concertato a convite do compositor João Gulherme Ripper como encerramento do I Congresso Internacional de Música Sacra da URFJ sob regência de Roberto Duarte junto a Orquestra Sinfônica Nacional. Em agosto último, estreou como Donna Anna na ópera Don Giovanni de W.A. Mozart junto a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre no Theatro São Pedro. Desde janeiro de 2017, Maíra é professora substituta da disciplina Canto Individual e Oficina de Performance na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).
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