Natural de Brasília, Matheus França iniciou seus estudos musicais com bandas infanto-juvenis a coros jovens, coros de câmara e sinfônicos. Formou-se na Universidade de Brasília em Música com o Bacharel em Regência Coral e Orquestral e Licenciatura em Música. Estou na classe de canto erudito com a Professora Irene Bentley. Seus primeiros papéis como cantor foram, Uberto (na ópera A Serva Patroa de Giovanni Battista Pergolesi) e Dom Basílio (na ópera O Barbeiro de Sevilha de Gioacchino Rossini). Nos concertos, teve seus primeiros solos em obras como: as Vesperae Solennes (de Wolfang Amadeus Mozart), Coral Fantasia (de Ludwig Van Beethoven), Salmos 21 (de Edgar Oliveira), entre outras obras assim como o Réquiem (de Mozart), a Ópera Olga (de Jorge Antunes) e a grande 9ª Sinfonía de Beethoven. Como solista, esteve sob direção de Stojan Kuret, David Junker, Dietmar Wiedmann, Emílio de César, Luís Gustavo Petrì, Roberto Minczuk entre outros regentes. Participou de importantes Masterclasses de orientações vocais com professores como: Marianne Cornetti, Luiz-Ottavio Faria e Kurt Rydl. Em 2014 ingressou no Coro Lírico do Theatro Municipal de São Paulo, tendo. Nesta fase operística teve o seu debut na Ópera Nabucco (de Giuseppe Verdi), interpretando Zaccaria. Em seguida atuou como Nourabad, da obra Pérola dos Pescadores (de Georges Bizet). Representou nas óperas Elektra e O Cavaleiro da Rosa (de Richard Strauss). Em sua performance mais recente, interpretou o Dom Basílio, de O Barbeiro de Sevilha (de Rossini). Na temporada 2021 do Festival de Klosterneuburg, debutou o papel de Padre Guardiano da Ópera La Forza del Destino. Para as duas grandes temporadas nos anos 21/22/23, compōe o Ensemble de solistas da casa de ópera Konzert Theater Bern.
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